O belo exemplo da RTP
Portugueses na Suíça
Comunicado:
Emigrantes na Suíça esquecidos
Esta sexta-feira, a Suíça incluiu Portugal na lista de países de risco. Quem chega de Portugal à Suíça terá que se submeter a uma quarentena de 10 dias. Esta medida afeta cerca de 270.000 emigrantes e muitos portugueses que pretendiam vir à Suíça para regressar de uma curta estadia, trabalhar ou visitar familiares e tiveram que alterar os seus planos. À chegada das férias de Outono, são muitos os portugueses que se encontram numa situação complexa, com a tomada desta nova medida. O número de comentários nas nossas publicações falam por si: dúvidas, críticas, questões e dilemas.
Uma medida de grande dimensão e importância, para a vida dos emigrantes portugueses, não mereceu relevo por parte da RTP. Um telejornal, com a duração de 62 minutos, não dedicou um minuto a este tema com relevância a nível mundial. Só podemos lamentar, que o serviço público português, não seja um canal ou veículo de informação para os emigrantes portugueses.
É importante ter em consideração que nem todos os emigrantes acompanham e estão presentes nas plataformas ou redes sociais. O serviço público é pago por nós todos, e tem como dever servir com excelência, todos os portugueses, em Portugal e na diáspora.
Para a RTP, os emigrantes, parecem, pois, ser portugueses de segunda. Já não é a primeira vez, que somos totalmente esquecidos. Ainda há menos de duas semanas, um emigrante português foi vítima de um ataque terrorista na Suíça, e a RTP, ao que parece ou não teve conhecimento ou preferiu relegar. Os jogos da Seleção Nacional, também deixaram de ser transmitidos há anos. Enfim, a lista de incompetência e falta de respeito pelos emigrantes portugueses, nos quatro cantos do mundo, é demasiado longa para ser divulgada neste comunicado.
O Conselho de administração da RTP, presidido pelo Sr. Presidente Gonçalo Reis, pode ter o apoio do Governo, mas nunca terá o nosso, enquanto os emigrantes forem menosprezados e esquecidos.
De pouco serve, orgulhar-se de ter uma repórter na Suíça, se esta não demonstra empatia com a comunidade portuguesa e o seu desempenho é questionável. Não adianta, orgulhar-se de um canal internacional que é tão internacional que a RTP 1.
Para concluir, reiteramos que uma das várias motivações e propósitos do nosso site e redes sociais, é continuar a colmatar as falhas, as lacunas de informação e o trabalho não realizado pela empresa, que tem uma concessão de serviço público por parte do Estado português.
Portugueses na Suíça
Comentários
Enviar um comentário